Glossário
Header shadow

Locais de plantio

Parque Natural Municipal de Grumari

Desde a década de 1980, a região de Grumari é protegida por duas Unidades de Conservação da Natureza, são elas: o Parque Natural Municipal de Grumari e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Grumari. Juntas, elas abrangem uma área com cerca de 966 ha (966 campos de futebol) que engloba além da Praia de Grumari, as praias do Inferno, Funda, do Meio, Perigoso e das Conchas, e também as ilhas das Palmas (maior) e das Peças (menor).  Suas áreas são contínuas com o Parque Estadual da Pedra Branca, o qual representa uma das maiores florestas urbanas do mundo.

No parque são encontradas diferentes formações vegetais pertencentes à Mata Atlântica que vão desde a floresta de encosta (Floresta Ombrófila Densa) e a vegetação rupícola até as áreas de baixada onde predominam os ambientes de restinga, seguidos pelo manguezal e os alagados. Grumari conta com dois: o Rio das Almas, que provém da encosta que faz a divisão com o Parque Natural Municipal da Prainha, sendo o principal afluente da Lagoa-feia; e no outro extremo da baixada, o Rio do Mundo, um pouco maior que o primeiro e com resquícios de manguezal.

Nas áreas de restinga a vegetação ainda é bem preservada, e ao contrário de outras praias cariocas, já impactadas pela urbanização, esta se estende por toda a faixa de areia. A restinga de Grumari é uma das últimas do município e está entre as mais representativas em número de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção do Estado do Rio de Janeiro.

Em Grumari, não se veem prédios quando se olha para trás da praia. E isso com certeza agrada aos que preferem maior contato com a natureza. Essa área é considerada por órgãos nacionais e internacionais como Área Prioritária para Conservação da Biodiversidade no Bioma Mata Atlântica, e mesmo com a descaracterização de parte da vegetação da encosta por conta do cultivo de banana, boa parte desta ainda possui trechos bem preservados de floresta. 

Deu vontade de visitar?

O Parque fica na zona oeste do Rio de Janeiro e conta com quiosques e pista compartilhada para ciclismo e caminhada, além de chuveiros, sanitários públicos e estacionamentos para carros de passeio. Existem também áreas destinadas às equipes da Guarda Municipal e do Salvamar do Corpo de Bombeiros.

Para saber mais sobre as espécies da fauna e flora do Parque Natural Municipal de Grumari, acesse: http://www.institutoiguacu.com.br/Parques/grumari.htm

 

 

Padrinhos neste local

11141208 729998517122748 5604821675781882270 n
Fabio Martins Bjj Rio de Janeiro, RJ Espécie: Andá-açu
Missing
Cintia Areno Rio de Janeiro, Espécie: Crindiúva
Missing
Edson Barbosa de Oliveira Rio de Janeiro, RJ Espécie: Maricá
Missing
Danielle Sousa Rio de Janeiro, Espécie: Pau-d'alho
Conheça mais padrinhos neste local
Hr bg