Glossário
Header shadow

Quem Somos

Nossas Árvores é um sistema de apadrinhamento de árvores que serão plantadas em áreas de reflorestamento. Você pode apadrinhar uma árvore e presentear seus amigos. Além disso é possível escolher o local de plantio preferido ou mais próximo de você.

O aplicativo foi desenvolvido por Green Nation, um ambiente colaborativo online que interage com pessoas para convergir cultura, informação e proteção ambiental a partir de questões que envolvem o futuro do planeta.

Realizado pelo Centro de Informação, Cultura e Meio Ambiente, o CIMA: ONG que, há mais de 20 anos, desenvolve ações na área de cultura, educação e meio ambiente em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.

Ações já realizadas

30 original

Parque Natural Municipal de Grumari

Parque Natural Municipal de Grumari
4 6 2 8 Especies apadrinhadas
Cedae

Recuperação das Margens do Rio Macacu

O Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Macacu implica em investimento em ações de reflorestamento de matas ciliares, com o plantio de milhões de mudas de Mata Atlântica, e na criação do Parque Fluvial do Rio Macacu. O trabalho de reflorestamento está sendo feito por 150 apenados do sistema prisional fluminense.

O parque fluvial forma um corredor florestal ao longo das margens do rio – que nasce no Município de Cachoeiras de Macacu, a mais de 1.700 metros de altura –, a partir dos limites do Parque Estadual dos Três Picos, no interior da APA da Bacia do Rio Macacu. O projeto de recuperação da bacia inclui obras de recuperação do Rio Macacu e de seu efluente Guapiaçu.

De autoria do paisagista Fernando Chacel, o projeto do Parque Fluvial do Rio Macacu prevê a construção de trilhas, coreto e até um cinema ao ar livre, que servirão de ponto de atração turística e de integração da população da região.

Com uma superfície de 1.250 km² e abrangendo parte dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Itaboraí, a Bacia do Rio Macacu tem importância estratégica para o estado. As águas do rio, tratadas no sistema Imunana/Laranjal, abastecem milhares de habitantes e indústrias nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Cachoeiras de Macacu, além da Ilha de Paquetá.

4 4 Especies apadrinhadas
Plante agua

Plante Água

Garantir que as margens dos rios permaneçam reflorestadas é um dos meios mais importantes para proteger todo o ecossistema natural. Assim, plantar árvores significa também plantar água. No Green Natiom 2016 você ajuda esse ciclo com espécies plantadas nas margens do Rio Guandu pela CEDAE, através do projeto Programa Socioambiental Replantando Vida. As árvores estão localizadas em Queimados - RJ, onde funcionava um areal clandestino que desmatou a mata ciliar e desestabilizou as margens deste importante Rio, e fazem parte de um conjunto de 50 mil plantadas.

O local de plantio foi estrategicamente alocado nas margens do Rio Guandu, em uma área onde antes funcionava um areal clandestino, que durante anos de exploração desmatou a mata ciliar e desestabilizou as margens deste importante rio. Próximo a esta área, existe ainda uma saibreira desativada, que configura ainda hoje, uma fonte pontual de resíduos, contribuindo para assoreamento do Rio Guandu. Espera-se que o reflorestamento neste local, contribua para a estabilização das margens e funcione como um filtro, evitando que sedimentos desta saibreira desativada, cheguem ao corpo hídrico.

1 1 Especies apadrinhadas
Hr bg